Guardas Municipais de Ipu fazem curso para usar armas

A prefeitura de Ipu firmou convênio  para formação geral da Guarda Civil Municipal. O protocolo além de atender aos requisitos da grade nacional para assegurar ações de segurança pública e prevenção da violência bem como do controle da criminalidade no município, também vai capacitar a guarda para o uso de armas de fogo.

O secretário municipal de segurança de Ipu, Major Eucir de Castro explica que o ato terá reflexo direto na melhoria da segurança pública no município, colaborando diretamente para a melhoria da segurança do cidadão. "Depois do curso os próximos passos será adquirir as armas, coletes e munições para que possamos está preparados, para enfrentar de frente a bandidagem" ressalta.

Além do curso de formação com aulas teóricas e práticas, os guardas municipais deverão ser submetidos ao Curso de Armamento e Tiro, além de exames psicotécnicos, provas e avaliações periódicas com psicólogos da Polícia Federal.

“A formação é a primeira de várias etapas até a liberação por parte da polícia federal para o uso de arma de fogo, pois depende de uma autorização da PF, que é responsável pelo porte e segue critérios rigorosos”, disse o secretário avaliando que será um avanço muito grande no combate a criminalidade em Ipu.

Segundo o Ministério da Justiça, o Estatuto do Desarmamento permite o armamento dos agentes, assim como o Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2015.


Por Messias Bezerra / Via Ipu Notícias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.