Furacão Harvey deixa 8 mortos e 10 feridos no Texas, diz imprensa local

Categoria do fenômeno foi rebaixada de 4 para 1 após tocar o território norte-americano

Furacão Harvey deixa 8 mortos e 10 feridos no Texas, diz imprensa local
O furacão Harvey, que atingiu ao estado do Texas, nos Estados Unidos, por volta das 22h de sexta-feira (25) - 0h deste sábado em Brasília -, deixou oito mortos e dez feridos, segundo a imprensa local. Apesar de ainda haver chuvas e enchentes, a categoria do fenômeno foi rebaixada de 4 para 1 após tocar o território norte-americano.
Era esperado que o furacão tocasse o solo na cidade de Corpus Christi, mas houve um desvio no percurso e a primeira cidade afetada foi Rockport, que tem 8 mil habitantes. O fenômeno chegou com ventos de 209 km/h (categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5).
Como cita o "G1", várias casas desabaram e muitas foram danificadas, telhados foram arrancados e janelas estilhaçadas. As ruas de Rockport foram inundadas e ficaram repletas de destroços.
O Harvey tocou o solo pela segunda vez por volta da 1h (3h em Brasília), na costa nordeste da baía de Copano. Desta vez, a velocidade caiu para 201 km/h, que fez com que fosse rebaixado para a categoria 3 (entre 177 km/h e 207 km/h).
As ruas da cidade de Corpus Christi, que tem cerca de 320 mil habitantes, ficaram desertas neste sábado. Moradores da cidade foram retirados antes da tempestade. As autoridades municipais chegaram a pedir que os habitantes reduzam o uso dos banheiros devido a blecautes que interromperam o tratamento de esgoto, além de pedir para ferverem a água antes do consumo.
O furacão seguiu desacelerando e enfraqueceu para a categoria 1 (entre 119 km/h e 152 km/h) enquanto se movia sobre o estado. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno provavelmente vai se tornar uma tempestade tropical, mas deve durar alguns dias e trazer cerca de 101,6 centímetros de chuva a algumas partes do Texas.
Acredita-se que cerca de 6 milhões de pessoas serão impactadas pelo furacão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.