Novo golpe inventa lojas de roupa falsas no Instagram

Atraídas por promoções imperdíveis, vítimas fazem o depósito, mas as roupas nunca chegam

Quem nunca caiu na tentação de querer renovar o armário durante uma promoção? Mas caso for adquirir suas roupas por meio das redes sociais, é preciso cuidado. Um novo golpe inventa lojas de roupas no Instagram para pegar dinheiro de suas vítimas por meio de depósito bancário, mas a entrega não é feita. As peças mesmo, nem existem.

O programa 'Fantástico', que foi ao ar neste domingo (14), investigou este tipo de cibercrime durante dois meses. Perfis com nomes como "Toque de Mágica" ou "Confecção perfeita" atraem suas vítimas com promoções imperdíveis. As contas imitam lojas de verdade de forma bem detalhada, com seguidores na rede social, número de CNPJ e, até mesmo, supostos comentários de clientes satisfeitos, agradecendo ao atendimento. Mas tudo faz parte de um grande teatro.

De acordo com a investigação, estas lojas pedem depósito em dinheiro. Após a transferência, os cibercriminosos enviam um suposto código de rastreio, mas as roupas nunca chegam. Vítimas entrevistadas pelo programa chegaram a perder até R$ 700 com o golpe.

"Só do que a gente a nossa investigação apurou foram mais de R$ 100 mil em prejuízo", disse Saulo Rodrigues, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais.

Para não cair no golpe, o professor da faculdade de Direito da FGV/RJ sugere que internautas verifiquem se a loja encontrada no Instagram tem outro site oficial. Já que uma página "fora da rede social representa um custo e um investimento", explica.

Por Messias Bezerra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.