Gigantes europeus anunciam detalhes da nova liga, que terá 20 clubes

Grandes clubes do futebol europeu anunciaram na noite deste domingo (18) detalhes sobre a nova liga independente, a Superliga. Mais cedo, a Uefa criticou e prometeu punir os times que participarem da competição. Os fundadores pretendem começar a liga “tão logo seja possível” em um mês de agosto e com término em maio.

Apresentam-se como clubes fundadores do torneio: Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham. Os clubes prometem manter diálogo com a Fifa e a Uefa, para buscar soluções para o futebol mundial e para a própria Superliga.

A Superliga será presidida pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e terá como vice-presidentes os presidentes de Juventus e Manchester United, Andrea Agnelli e Joel Glazer, respectivamente.

Os idealizadores do projeto justificam a criação da nova liga com a “necessidade de uma visão estratégica e um enfique comercial no modelo econômico do futebol europeu”. Eles afirmam que a criação da Superliga também tem o objetivo de atribuir mais qualidade e intensidade ao futebol praticado.

Formato da competição:

– Participarão 20 clubes, sendo os 15 fundadores e outros cinco convidados que se classificarem com base no rendimento da temporada anterior

– Os clubes vão seguir competindo em suas respectivas ligas nacionais, preservando o calendário tradicional

– A temporada começa em agosto, com os clubes divididos em dois grupos de dez, que vão disputar partidas de ida e volta. Os três primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para as quartas de final. Os clubes que terminarem em quarto e quinto lugar vão jogar um playoff adicional. Depois, serão disputados playoffs das quartas até a final, que será disputada em partida única, em uma sede neutra, no fim de maio

Os clubes fundadores prometem iniciar, assim que possível, uma Superliga feminina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *